PARA REFLEXÃO:

"Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo." (Paulo Freire)



"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." (Paulo Freire)

SUGESTÕES PARA PROBLEMATIZAÇÃO

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA PARA EJA

1. Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino da História e Cultura Afrobrasileira e Africana. SEPPIR - MEC
2. GADOTT, Moacir. Concepção Dialética da Educação – Um estudo introdutório. Coleção educação Contemporânea, Ed. Cortez,6ª edição.
3. FRIGOTTO, Gaudêncio. A produtividade de escola improdutiva. Um (re) exame das relações entre educação e estrutura Econômico - social Capitalista.Editora Cortez 8ª edição.
4. GOMES,Nilma Lino ( org); GiOVANETTI,Maria Amélia; SOARES, Leôncio. Diálogos na educação de Jovens e Adultos. Coleção Estudos em EJA. 3ª Ed. Belo Horizonte,Ed.Autêntica, 2007.
5. NIDELCOFF,Maria Tereza. A escola e a compreensão da realidade.Editora Brasiliense. 15ª edição,1987.
6. GADOTTI,Moacir; ROMÃO,José Eustáquio. Educação de Jovens e Adultos – Teoria, prática e proposta.São Paulo Ed.Cortez;Instituto Paulo Freire 2001. 3ª Ed.
7. FREIRE,Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro,Paz e Terra.2005.
8. ARROYO,Miguel G. Da escola carente à escola possível. Coleção Educação popular. Ed. Loyola.
9. POEL,Cornelis Joannes van der. Trajetória de uma Militância Educacional: Do Sistema Freireano ao Letramento Sócio-histórico/ Cornelis Joannes van der Poel,Maria Salete van der Poel. – São Leopoldo: Oikos,João Pessoa ,Ed.Universitária UFPB,2007.
10. Educação de Jovens e Adultos/ Jaqueline MOLL,org.:Sita Mara Lopes Sant’Anna ...( ET AL)- Porto Alegre: Mediação,2004.
11. BARCELOS,Valdo. Formação de professores para a educação de jovens e adultos/ Carmem Brunel. Porto Alegre: Mediação,2004.
12. MACHADO,Maria Margarida. Formação de educadores de jovens e adultos/ organizado por Maria Margarida Machado. –Brasília: SECAD/MEC,UNESCO,2008.
13. GOHN,Maria da Glória.Novas Teorias dos Movimentos Sociais.ed.Loyola.São Paulo,2008.
14. SILVA,Maria da Conceição Valença da,1960. A prática docente na EJA: o caso da Penitenciaria juiz Plácido de Souza em Caruaru.Recife –PE: Centro Paulo Freire: Bagaço,2006.
15. MOLL,Jaqueline. Histórias de vida,histórias de escola:elementos para uma pedagogia da cidade/ Petrópolis.RJ:Vozes,2000.
16. FREIRE,Paulo.Pedagogia da Esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro:Paz e terra,1992.
17. Currículo e avaliação:uma articulação necessária – textos e contextos/ Targélia de Souza Albuquerque...(et.al.).Recife-PE: Centro Paulo Freire: Bagaço,2006. 260p.( Coleção Caminhos da Utopia;v.2).
18. Educação de Jovens e Adultos:novos leitores,novas leituras/ Vera Masargão Ribeiro ( org).- Campinas,SP: Mercado de Letras:Associação de Leitura do Brasil – ALB;São Paulo:Ação Educativa 2001. ( Coleção leituras no Brasil).
19. FURTADO,Quezia Vila Flor. Jovens na educação de jovens e adultos: produção do fracasso no processo de escolarização. – João Pessoa:Editora Universitária – UFPB,2009.
20. MAYO,Peter. GRAMSCI, Freire e a Educação de Adultos: possibilidades para uma ação transformadora.
21. Identidades docentes I: educação de jovense adultos, linguagem e transversalidade/ Alberto José Vinholes de Carvalho...( et. al.): org. Dóris Maria Luzzardi Fiss...(et. al.) Rio de Janeiro:Lamparina,2010.
22. Ser professor na contemparaneidade: desafios,ludicidade e protagismo/Cristina D’Avila ( org.)- 1 ed. – Curitiba:Editora CRV,2009.
23. Educação Matemática e temas político-sociais/ Mara Sueli Simão Moraes...( et. al.).- Campinas/ SP:Autores Associados,2008.( Coleção formação de professores.)
24. PAIVA,Vanilda Pereira. Educação Popular e educação de adultos. 5ª ed. Editora Loyola,São Paulo,1987. Temas Brasileiras.
25. Educação de Jovens e adultos/( org. J. Paiva,I.B. Oliveira. – Petrópilis,RJ: DP (et. al.),2009.
26. “ ... e uma Educação pro povo, tem?”/ Renato Pontes Costa,Socorro Calhau ( orgs.). – Rio de Janeiro: Editora Caetés,2010.


I. Educação para as relações étnicorraciais.

1. História geral da África – Coleção da UNESCO (em PDF)

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/single-view/news/general_history_of_africa_collection_in_portuguese-1/

2. Eu, um negro. Kabengelê Munanga. A difícil tarefa de definir quem é negro no Brasil.

http://umnegro.blogspot.com/2008/05/kabengele-munanga-difcil-tarefa-de.html

3. CEAO - Centro de Estudos Afro-Orientais
www.redeacaoafirmativa.ceao.ufba.br

4. http://www.uel.br/projetos/leafro/pages/arquivos/DCN-s%20-%20Educacao%20das%20Relacoes%20Etnico-Raciais.pdf r

5. Projeto Cor da Cultura
http://www.acordacultura.org.br/pagina/Kit%20a%20Cor%20da%20Cultura

6. http://www.pnud.org.br/publicacoes/atlas_racial/instalacao.php

7. http://www.fazervaleralei.blogspot.com/
8. http://observatoriodoracismovirtual.blogspot.com/
9. http://www.sepromi.ba.gov.br/
10.http://www.seppir.gov.br/acoes


(DOCUMENTO ENTREGUE PELO FORMADOR POR OCASIÃO DO CURSO DE FORMAÇÃO, 28.09.2011)

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